segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Skate está indo por água abaixo!?!


Skate para mim é tudo!

É minha diversão, minha profissão, minha balada, meu passeio e onde conheci meus melhores amigos. Assim posso dizer que skate é minha vida.

Hoje foi um dia tenso porque encontrei diversos amigos e a conversa era a mesma.
O que está acontecendo com o skate profissional brasileiro?

Cheguei em casa remoendo por dentro, entrei no site da CBSK e me espantei com a quantidade de campeonatos amadores, fiquei muito feliz por serem muitos.

Depois fui procurar campeonatos profissionais, e para minha tristeza havia somente dois de street. O vertical e as outras modalidades profissionais estão onde?!

Ano passado para a modalidade vertical no Brasil teve o" Oi vert Jam, X Games e de Camboriú sendo o único evento pontuando para o “Circuito Brasileiro” de uma só etapa.
Vergonha total!!!

Onde estão os eventos de antigamente que a Crail, Drop Dead, New e outras marcas se desdobravam para fazer ?!?

Quando passei para profissional em 2000, tive que ingressar na categoria totalmente inexperiente porque no vertical não existia um circuito amador. Tive que meter as caras e correr campeonatos juntos com meus ídolos e treinar muito para chegar perto do nível dos profissionais da época. Chegou a ter 6 etapas no ano. A maioria dos profissionais reclamavam da qualidade dos eventos, mas na minha opinião não mudou muito para os dias de hoje.

No momento, o cenário do vertical amador está totalmente ao contrário. Muitos eventos já ocorreram este ano. Para se ter uma idéia, os amadores de vertical neste próximo final de semana vão competir no quarto evento consecutivo. Algo inédito no Brasil.

Não sei se é motivo para comemorar ou chorar porque os amadores estão com um nível de skate absurdo e alguns deles estão pensando em passar para a categoria profissional. Passando para profissional o atleta se encontra de mãos atadas porque não tem escolha, vai ter que ir competir fora do país porque no Brasil não tem eventos. Isso, se eles tiverem um patrocinador que banque os custos da viagem.

A CBSK conseguiu junto ao governo, o Bolsa Atleta que disponibiliza uma verba para para os campeões dos circuitos oficializados por ela. Mas como sempre no Brasil tudo começa lindo e termina na m...

Não quero tirar o mérito dos campeões dos circuitos, nem da conquista da CBSK junto ao governo, mas os mesmo atletas que ganham a ajuda do governo são os mesmos que possuem os melhores patrocinadores.

Assim, atletas com potencial de serem futuros campeões se perdem no caminho por não terem verba para se sustentar.
A Bolsa atleta é uma ótima iniciativa mal utilizada na minha opinião.

Mais uma vez fico pensando. Do que vai adiantar preparar os amadores para serem os profissionais do futuro se não existe um circuito profissional?

Agora, neste próximo final de semana vai ter o"GAS Festival" e até o momento, nós atletas profissionais não sabemos o que vai acontecer.

Fica aqui meu desabafo!!!_Otávio Neto (Skatista Profissional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário